Em 1972 Black Sabbath se encontrava no ápice de sua carreira. Com o sucesso de "Paranoid" (Review #55) e "Master Of Reality" ( Review #94), o Sabbath decide experimentar um pouco em "Vol. 4". Misturando elementos dos heavy metal característico da banda com um pouco de progressivo, "Vol.4" foi consagrado com 2 discos de platina no Reino Unido, outro de platina nos Estados Unidos e um de ouro no Canadá. Essa experimentação feita pela banda fica evidente logo na primeira faixa, que se trata de um medley composto pelas músicas "Wheels Of Confusion" e "The Straightener". A primeira tem uma base que um Blues e tem um riff bem pesado. A segunda começa aos 5 minutos e 16 segundos e é um instrumental com a guitarra na linha de frente, e também pode-se notar uma pequena presença de teclados ao fundo. A terceira faixa é "Tomorrow's Dream" que, apesar de ser um dos singles do álbum, não fez sucesso e nem emplacou nas paradas de nenhum lugar, e ainda permanece subestimada. O primeiro grande hit do álbum é "Changes", uma balada composta pelos membros de toda a banda. Com Tony Iommi fazendo o arranjo de teclado e os notáveis vocais de Ozzy, "Changes" é uma surpresa para aqueles que já estavam acostumados com os som pesado da banda. Tendo como tema principal a separação amorosa, a música faz um grande sucesso até hoje; mas, ela nunca foi tocada ao vivo pela banda. Em 2003, Ozzy fez um remake de "Changes" com a sua filha Kelly Osbourne com mudanças na letra. "FX" é uma faixa composta apenas por ruídos de guitarra com bastante eco, que, de acordo com Iommi, foram feitos pela cruz que ele usava em seu pescoço. "Supernaut" é o segundo grande hit do disco, e apresenta um linha de baixo bastante evidente e um riff típico de Iommi. muito elogiado por artistas como Frank Zappa e John Bonham, quem disse que esta era a sua faixa preferida do Sabbath. O último grande hit é "Snowblind". Antes de ser batizado como "Vol.4", o álbum iria se chamar "Snowblind", em referência à faixa homônima que fala d nada mais nada menos do que o vício em cocaína. Esse foi o motivo pelo qual a gravadora recusou o título, pois a cocaína era um problema sério naquela época. Polêmicas à parte, a faix afez um grande sucesso e é parte da setlist da banda até os dias de hoje. "Cornucopia" é uma faixa com um riff sombrio característico da banda, o que lembra bastante os tempos do primeiro álbum da banda. Para quebrar a atmosfera pesada que vinha sendo construída até então, vem "Laguna Sunrise". A faixa instrumental é bem calma e suave e foi baseada no por-do-sol visto por Iommi em Laguna Beach. Depois desse momento de calma, a parte pesada do álbum volta em "St. Vitus Dance", uma faixa de hard rock com elementos de rock n roll. O álbum chega ao final com outro medley composto por "Under The Sun" e "Every Day Comes And Goes". Apesar de nenhuma das faixas ter sido um hit e nem sequer um single, ambas merecem grande destaque. A primeira é uma faixa sombria com riffs pesados característicos do guitarrista. A segunda é outra instrumental com solos de guitarra impressionantes. Com "Vol.4" o Black Sabbath conseguiu manter o título de maior banda de Metal de todos os tempos, e provou mais uma vez do que é capaz.
NOTA: 8,3
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