
Após o lançamento de "Tommy"
(review #57), o conceito de ópera-rock foi expandido mundialmente. Um dos artistas que aderiu ao conceito foi o cantor David Bowie. Seu disco " The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars", conta a história de um alienígena que veio para a Terra para avisar que a Terra acabaria dentro de cinco anos (tal parte da narrativa está contida no primeira faixa, "
Five Years"). Mas, ele vira uma celebridade aqui na Terra; mas, ao final da história ele se suicida. O álbum todo gira em torno desta narrativa, que tem vários desdobramentos. No quesito musicalidade, o disco realmente impressiona. As faixas "
Star", "
Ziggy Stardust", "
Suffraggete City" e "
Hang On To Yourself" são as mais agitadas do álbum, enquantos as outras são baseadas em arranjos de piano e violão. O ponto alto do álbum é "
Starman" (que teve uma versão brasileira feita pela banda "Nenhum de Nós"). Após o lançamento do disco, Bowie incorporou o personagem em seus shows, em performances bem polêmicas. Como um álbum essencial do rock n' roll, "The Rise And Fall Of Ziggy Stardust And The Spiders From Mars" é realmente um símbolo da década de 70.
NOTA: 9,1
Nenhum comentário:
Postar um comentário