
Foi após o Rock In Rio de 2013 que o Brasil passou a conhecer melhor a banda de heavy metal sueca Ghost. Os membros foram recebidos com uma certa reprovação por grande parte do público do festival, que aguardavam ansiosamente pelo
headliner da noite, o Metallica. Mas, muitos brasileiros, talvez por mera curiosidade, resolveram pesquisar mais profundamente o som da banda. E estes se depararam com uma grande antítese da igreja católica. Essa é a proposta trazida pela banda e, para isso, se vale de muitos artefatos, a começar pelo próprio visual da banda, repleto de símbolos e roupas que imitam aquelas usadas pelos antigos papas e cardeais. O som da banda, nesse álbum excepcionalmente, não está tão pesado como em seu antecessor, "Opus Eponymous", e mistura arranjos modernos com certas características do Canto Gregoriano. Sendo uma antítese da igreja, as letras da banda falam sobre todo e qualquer assunto que destoe da religião, tais como sexo e a própria exaltação ao Diabo. Se analisadas de um ponto de vista mais filosófico e profundo, pode-se dizer que elas são uma crítica ao modo como as pessoas tentam se adequar aos padrões da sociedade por meio da religião, enquanto na verdade cultivam sementes de revolta e liberdade em suas almas. De acordo com a banda, tanto os visuais como as letras são representações muito bem colocadas e não passam de elementos teatrais. É esse estilo teatral trazido pela banda é o que a torna interessante e diferente das bandas de rock de atualmente, tais como Nickelback e Blink-182, que preferem fazer um som mais comercial e pouco original. "Infestissumam" é o segundo álbum da banda. Nesse álbum, a banda conta com o "Papa Emeritus II", suposto segundo vocalista da banda. A faixa de abertura é a própria
"Infestissumam", que começa com um coro de Canto gregoriano, evoluindo sucessivamente até serem introduzidos os demais instrumentos. O arranjo da música se assemelha bastante ao da faixa "Genesis", que fecha o álbum anterior. Isso ajuda a retificar a afirmação de um dos "Nameless Ghouls", que diz que este álbum age como uma continuação do primeiro.
"Per Aspera Ad Inferi" é a segunda faixa e chega imediatamente após a primeira, como uma espécie de
medley. Pode-se dizer que é a faixa mais pesada do álbum, e por isso é um de seus destaques. Vale notar que os vocais de Emeritus são suaves e limpos, o que cria uma antítese entre os vocais e a letra bem interessante. Traduzido literalmente, o título da música significa "Por todas as dificuldades até o Inferno". O seu significado é um mistério, o que deixa a letra para livre interpretação. O
medley entre as suas primeiras faixas foi usado como faixa de abertura dos show da turnê de divulgação do álbum, agindo muito bem como faixa de abertura. O primeiro single do álbum foi
"Secular Haze", lançado numa jogada de marketing genial. Aliás, marketing é um ponto a ser destacado, pois o Ghost consegue promover os seus álbuns e singles de uma maneira espetacular. Para "Secular Haze", a banda lançou apenas o instrumental dessa faixa em um site criado por eles. A música foi cantada pela primeira vez dois dias depois dessa divulgação, em momento que Papa Emeritus I some na escuridão, dando lugar ao Papa Emeritus II, faz a performance em seu lugar a partir de então. A faixa não é tão pesada quanto as outras duas, mas tem o seu lugar no coração dos fãs e também é um dos destaques do disco.
"Jigolo Har Megiddo" é uma das faixas mais subestimadas desse trabalho. Com uma atmosfera mais leve, a música é cativante e menos intensa do que as outras, apesar de sua letra, tratar de uma apresentação de um ser ao ouvinte. De qual ser se trata cabe ao ouvinte descobrir.
"Ghuleh/ Zombie Queen" é uma faixa bem curiosa. Trazendo elementos instrumentais do Rock progerssivo, a música, inicialmente, destoa de toda a atmosfera que vinha sendo construída ao decorrer do álbum. Começa com apenas um piano, que evolui, juntamente com os vocais, até chegar em momento em que ela volta , parcialmente, à atmosfera anterior. Depois de toda essa mudança de arranjo, somos levados a um mundo onde Reinos caíram, o céu e toda a divindade foram derrubados, e o destino da humanidade é o sofrimento eterno. Sim,
"Year Zero" é uma faixa polêmica. Antes de mais nada, Papa Emeritus invoca seis dos mais temidos seres do submundo: Belial (Baal em português), Behemoth, Beelzebub (Belzebú em português), Asmodeus e, é claro, Satanás e Lúcifer. O arranjo da faixa não pe tão pesado, mas sua atmosfera é bem mais intensa do que a das outras faixas. "Year Zero" descreve um futuro onde o mal reina e tudo se resume à sofrimento e tormenta. Se analisada profundamente, a música trata de uma crítica ao fanatismo, e como os seres humanos são corrompidos pelas mais diversas coisas. Definitivamente, não é uma faixa para qualquer ouvinte. Deixando de lado a parte lírica, a música conta com um instrumental bem desenvolvido e com bastante presença dos teclados e do coral, com direito a um solo de guitarra no meio.
"Body And Blood" vem para acalmar a atmosfera depois de toda a intensidade da faixa anterior. Possui um arranjo muito semelhante ao de "Jigolo Har Megiddo", leve e suave.
"Idolatrine" e
"Depht Of Satan's Eyes" são muito parecidas. São faixas dinâmicas e precisas, sem muitos adornos. Lembram mais o Heavy metal comum. Para fechar o álbum, temos seu maior sucesso, a hipnótica
"Monstrance Clock". A faixa conta com vocais suaves e com um refrão hipnotizante, que cativa o ouvinte. Desde o seu lançamento, a música é a responsável por fechar os shows da banda, em momento singular onde a banda e a plateia cantam em uníssono. De acordo com o Papa Emeritus, a música se trata de nada mais nada menos do que sexo, da junção de dois seres como se fossem um só. Musicalmente, a música conta com um arranjo suave e intenso ao mesmo tempo, especialmente nos últimos refrões, que culminam nos momentos finais, onde um coral canta repetidamente o refrão. Conta com uma grande presença dos teclados e foi a escolha perfeita para fechar o álbum. "Infestissumam" foi um verdadeiro marco na história da banda, pois com ele o Ghost conseguiu conquistar um público que antes não simpatizava com a ideia geral da banda, Apesar de não ser a banda mais conhecida, o Ghost está evoluindo no quesito popularidade e tanto sua música como sua aparência provam que é uma banda que crescerá muito com o decorrer das décadas.
NOTA: 8,9
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