Oscar Niemeyer uma vez disse o seguinte sobre a
cidade de Brasília: "Você pode gostar ou não da cidade, mas nunca poderá
dizer que já viu algo igual". Assim também pode ser definida a música do
Rush: Agradando ou não, não há nada igual ao som que o trio faz. Influenciadores
e precursores do metal progressivo, a banda vem deixando um catálogo imenso,
com uma música melhor do que a outra. Mas, nem só de "Tom Sawyer",
"Subdivisions" e "The Spirit Of Radio" que é composta
carreira da banda, que conta com diversas faixas que muitas vezes passam
despercebidas, mas que não por isso perdem o seu mérito. Aqui, listamos 5
delas:
"Hold Your
Fire" não é um álbum bem visto por alguns fãs da banda, seja por sua
grande presença de teclados ou pelos arranjos excessivamente melódicos. Mas, o
fato é que esse disco nos trouxe verdadeiras pérolas e canções muito
subestimadas (Incluindo a odiada "Tai Shan", que até os membros da
banda dizem se arrepender de ter feito). "Prime Mover" é um exemplo
daquele tipo de música que literalmente não se consegue descrever, é necessário
ouvi-la. Com sua melodia fantástica e bem trabalhada, a faixa leva o leitor por
uma grande viagem sensorial pelos reinos do otimismo e da alegria (Bem presente
na atmosfera geral da música), trazendo ainda uma letra motivacional. É
impossível não se sentir bem ao ouvi-la e é uma pena que não seja uma faixa
conhecida do público em geral.
Em contradição com o
otimismo feliz de "Prime Mover", essa é uma faixa tensa e dinâmica,
sem muitos teclados e totalmente sem ornamentos. Seguindo a proposta do álbum
"Counterparts" de trazer volta as raízes, digamos,
"pesadas" da banda, "Cut To The Chase" é uma faixa crua e
que "vai direto ao assunto", com uma guitarra bem presente e uma
linha baixo marcante. Era uma das favoritas para serem tocadas na R40 Tour, mas
infelizmente não foi executada pela banda, apesar de Geddy Lee ter dito em uma
entrevista que seria "legal tocar essa música". Apesar de ser bem conhecida pelos fãs devotos da
banda, "Cut To The Chase" geralmente passa despercebida quando se
fala na banda.
Divagações e reflexões
acerca das lições aprendidas na vida da banda são o tema principal dessa canção
do aclamado "2112", álbum responsável por alavancar a carreira da
banda em 1976. Foi escrita inteiramente por Alex Lifeson, e os traços auto biográficos
são evidentes. Aqui, o guitarrista analisa a sua escolha e a dos demais membros
da banda de se dedicar totalmente á música, abandonando tudo para trás. É uma
faixa simples, porém cativante que dá uma boa pausa após a intensidade que
havia sido apresentada nas músicas anteriores do disco. No final, a lição que
fica é: Siga seu coração e seus sonhos.
O primeiro álbum da
banda é uma obra de rock n' roll puro, com faixas aclamadas como "Working
Man" e "Finding My Way". Porém, passando praticamente
despercebida, está "Here Again", talvez a primeira música realmente
progressiva do Rush. Com a letra escrita por Lifeson, a faixa traz elementos do
Blues e alguns detalhes do jazz e é uma verdadeira obra prima dos primeiros
anos da banda. Ela vai evoluindo progressivamente, até chegar em seu clímax aos
4 minutos e 10. Merece, com certeza ser mencionada como uma música
representativa do início da banda, por já apresentar uma certa maturidade
artística que, mais trade, resultaria em obras-primas como "Xanadu" e
"La Villa Stragiato".
Famosa entre os fãs,
desconhecida pelos outros, "Chain Lightning" faz parte do também
subestimado "Presto", álbum de retorno da banda após a época dos
teclados e sintetizadores. É uma faixa que se destaca pelas mudanças de ritmo e
de atmosfera (Já conhecidas por quem está familiarizado com o som da banda) e
pela melodia suave e encantadora que, aliada ao andamento variante, cria uma
faixa que é ao mesmo tempo inspiradora e tensa em alguns momentos. É uma faixa
complexa, com um andamento variado e que narra uma chuva de asteroides. Transita muito bem entre o técnico e o melódico, criando um tipo de música que só o Rush pode criar, afinal, é uma das poucas bandas que faz mudanças de ritmo parecerem naturais e previsíveis.
Também mercem ser citadas: How It Is, Out Of the Cradle, Red Lenses, In The End, Lakeside Park, Madrigal, Red Tide, War Paint, The Big Wheel e Spindrift.
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