terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Lista: Os Melhores de 2016



2016 foi um ano agitado para o mundo do rock/metal. Com grandes lançamentos, turnês memoráveis e perdas dolorosas, este ano vai entrar para a história.

Imagem relacionadaResultado de imagem para pumpkins unitedTalvez um dos maiores eventos tenha sido o anúncio e a realização da turnê de reunião do Guns N Roses, "Not In This Lifetime", um acontecimento que por si só já suficientemente histórico por conseguir finalmente unir Axl Rose e Slash no mesmo palco após mais de 10 anos. O grupo passou pelo Brasil em Novembro desse ano, fazendo shows memoráveis que contaram com hits como "Welcome To The Jungle" e "Sweet Child O' Mine", além de favoritas dos fãs como "Rocket Queen" e "Yesterdays". Por falar em reunião, também foi esse ano que foi anunciada a tão aguardada união dos membros originais do Helloween.   E não foi só isso: O grupo detentor de sucessos como "Future World", "I Want Out" e "Eagle Fly Free" já anunciou dois shows em São Paulo, no fim do ano que vem. (2017).

Enquanto alguns se reúnem, outros se desfazem, como é o caso do Black Sabbath, que esse ano deu início a sua turnê de despedida dos palcos, "The End" marcada para terminar em Fevereiro do ano que vem. A turnê acabou de passar pelo Brasil, e promete ser a última passagem dos pioneiros do heavy metal pelo país. Além disso, duas lendárias bandas já anunciaram suas respectivas turnês de despedida, ambas marcadas para começar em 2017. Umas delas é o Rhapsody Of Fire, que anunciou que a sua turnê de reunião será realmemente a última, e a outra é Deep Purple, pioneiros do Hard rock que já divulgaram que a turnê de divulgação de seu novo disco será a última da banda. Nenhuma das duas bandas confirmou shows no Brasil por enquanto.

Resultado de imagem para david bowie blackstar2016 também foi um ano de perdas, dentre elas a de David Bowie. Bowie, que já sofria de câncer há mais de 10 meses antes de falecer, nos deixou um último registro de estúdio, "Blackstar", que até o dia de hoje é rondado de mistério, devido às diversas mensagens e metáforas deixadas pelo cantor no disco. Outro cantor que nos deixou foi o grande Leonard Cohen, falecido do dia 7 de Novembro, que também nos deixou um grande último disco, "You Want It Darker".

Também foi um ano memorável de shows no Brasil. Recebemos a "The Book Of Souls Tour" do Iron Maiden e a primeira passagem do Megadeth com Kiko Loureiro pelo país, em suporte do álbum "Dystopia". Foi realizada também a primeira edição do Maximus Festival, festival brasileiro e argentino que já em sua primeira edição recebeu lendas como Rammstein e Marilyn Manson, e que já tem sua segunda edição agendada para Maio de 2017, já com Linkin Park e Rise Against confirmados no line-up

E, é claro, não poderíamos deixar de mencionar os lançamentos desse ano, que não foram poucos. A começar pelo aguardado "Hardwired...To Self Destruct", novo álbum do Metallica que dividiu opiniões. Além disso, mais dos membros do Big 4, Megadeth e Anthrax, trouxeram álbuns consistentes e surpreendentes, respectivamente "Dystopia" e o impressionante "For All Kings". Também uma lendas do Thrash, o Testament e Death Angel nos trouxeram o incrível "Brotherhood Of The Snake" e o conciso "The Moth", mais pesados do que os de seus "concorrentes". 
Na linha melódica, tivemos Epica com "The Holographic Principle", Rhapsody Of Fire com "Into The Legend", Tarja Turunen com "The Shadow Self" e Opeth com o polêmico "Sorceress", que não agradou os fãs mais convictos da banda, mas que foi bem recebido de uma forma geral. 
Tivemos grandes grandes estreias, como por exemplo, a banda Nordic Union e os ingleses do Inglorious, que trouxeram álbuns sólidos e grandiosos, além do ícone e lenda do Black Metal Abbath, que lançou seu primeiro álbu  solo esse ano, após se seprar do Immortal.
E por último mas não menos importante, o tributo ao blues de raiz feito pelos Rolling Stones em "Blues & Lonesome" e o eclético "The Getaway", primeiro álbum de estúdio lançado pelo Red Hot Chili Peppers desde "I'm With You", de 2011.. Rolling Stones que também fez história ao fazer um show gratuito na cidade de Havana, em Cuba, que já está disponível em DVD e CD.

Aqui, os autores e colaboradores do Rock Reviews Brasil fizeram suas respectivas listam com 12 álbuns que, na concepção de cada um, se destacaram e se consagraram como os melhores de 2016 (Ordem: Melhor para o "Pior").

Critérios:

1. Só serão considerados apenas álbuns completos, oficiais e inéditos, ou seja, EPs "(Popestar" do Ghost e "Death Thy Lover" do Candlemass, por exemplo), singles, bootlegs e edições remasterizadas de álbuns anteriores ao ano de 2016 serão excluídos;

2. Álbuns ao vivo não serão considerados para as listas; por isso discos como "Clean Your Clock" (Motörhead) e "Live At Red Rocks" (Disturbed) serão deixados de fora;

3. Lançamentos em DVD/Blu Ray não são considerados para a votação.


1) NATAN CARLOS CUNHA (COLABORADOR)

Resultado de imagem para brotherhood of the snake
1. Brotherhood Of The Snake (Testament)
2. The Getaway (Red Hot Chili Peppers)
3. For All Kings (Anthrax)
4. Dystopia (Megadeth)
5. Jomsviking (Amon Amarth)
6. Hardwired...To Self Destruct (Metallica)
7. Nordic Union (Nordic Union)
8. Mystic Prophecy (Mystic Prophecy)
9. Book Of Shadows II (Zakk Wylde)
10. The Fall Of Hearts (Katatonia)
11. The Holographic Principle (Epica)

12. Incarnate (Killswitch Engage)

2) ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA (AUTOR)

Resultado de imagem para for all kings1. For All Kings (Anthrax)
2. Brotherhood Of The Snake (Testament)
3. The Holographic Principle (Epica)
4. Jomsviking (Amon Amarth)
5. Into The Legend (Rhapsody Of Fire)
6. Dystopia (Megadeth)
7. Soreceress (Opeth)
8. Blackstar (David Bowie)
9. Hardwired...To Self Destruct (Metallica)
10. Nordic Union (Nordic Union)
11. The Last Stand (Sabaton)
12. Inglorious (Inglorious)

Nenhum comentário: