Genial e controversa
não são palavras comumente usadas para caracterizar uma mesma pessoa, quanto
mais a obra de uma vida inteira. Mas é assim que podemos ver os dez álbuns de estúdio
lançados por Marilyn Manson nesses mais de dez anos como artista: Genial, controversa,
emocional e, em muitos pontos, doentia e perturbadora.
Recheada de críticas, analogias e jogos de palavras, a obra de Manson é diversificada e com muitos
pontos altos; especialmente quando se trata do chamado "Triptych",
uma sequencia de três álbuns lançados sucessivamente que se interligam formando a obra-prima da carreira do artista. Nossa proposta aqui é analisar cada um destes três discos
separadamente em uma série de três postagens distintas que trarão
interpretações e visões acerca do significado e da intenção de Manson ao
elaborar obras tão complexas.
(Com isso em mente, os posts trarão algumas visões e
interpretações pessoais sobre cada um dos discos e de suas letras, assim como
alguns dados extraídos de sites como "The Manson Wiki", "SongFacts"
e também da auto biografia de Manson, "The Long Hard Road Out Of
Hell")
A primeira parte do
"Triptych" é de longe a mais polêmica. "Antichrist
Superstar" é, em muitos aspectos, um álbum difícil e complexo, trazendo
diversos conceitos filosóficos, metáforas e referências pessoais e biográficas. O pano de fundo para tanto conteúdo é a saga da metamorfose do verme (personagem principal da narrativa) em um
ser superior e livre, o chamado Anticristo Superstar.
Apenas nesse conceito superficial já se pode perceber a grande influência dos escritos e das teorias de Nietzsche, autor que Manson lia bastante nessa época, nesse trabalho. A saga de transformação do verme está intimamnete relacionada à teoria do Super Homem , teorizada pelo filósofo, que abordaremos mais para frente.
Apenas nesse conceito superficial já se pode perceber a grande influência dos escritos e das teorias de Nietzsche, autor que Manson lia bastante nessa época, nesse trabalho. A saga de transformação do verme está intimamnete relacionada à teoria do Super Homem , teorizada pelo filósofo, que abordaremos mais para frente.
É um disco que busca desconstruir, em todos os
aspectos, os valores e padrões socias (principalmente os cristãos), o conceito de Deus e
a importância da religião. Apenas analisando essa definição superficial do disco já
podemos perceber traços autobiográficos sendo trazidos a tona, pois Manson foi
criado em família e escolas cristãs que abominavam a música que o jovem Brian
Warner (Nome real de Manson) ouvia e restringiam seu comportamento ao extremo,
fazendo com que crescesse no jovem Brian uma rebeldia natural.
O título é uma
óbvia referência ao aclamado musical "Jesus Christ Superstar", de
Andrew Lloyd Webber" e, apesar de ter sido o primeiro a ser lançado (No
dia 8 de Outubro de 1996), é referenciado como sendo a última parte da história
contida no "Tryptich", fato que já foi afirmado pelo próprio Manson
como sendo uma possibilidade de interpretação. Mas, seja como for, é um disco
que funciona muito bem sozinho.
As músicas são divididas em
três ciclos, cada um deles contendo músicas que expressam uma fase do crescimento do
verme e de sua transfiguração e ascensão à posição de anticristo.
CICLO I: O HIEROFANTE
Hierofantes, na Grécia
e no Egito antigo, eram sacerdotes da alta hierarquia. Em tradução literal,
significa "Aquele que traz a luz", podendo, no contexto do disco,
simbolizar a fase de desenvolvimento e apresentação do ser que, futuramente,
governará a todos.
Nessa primeira parte
não vemos muitas narrativas diretas acerca do crescimento e da metamorfose que
futuramente serão sofridas pelo personagem, mas somos sobrecarregados por muita crítica social e
muito da visão de Manson sobre o mundo que o cerca.
IRRESPONSIBLE HATE ANTHEM
A frase "When you're suffering, know that I have
betrayed you" (Quando você estiver sofrendo, saiba que eu te enganei)
seguida por Manson incitando uma plateia a repetir os versos 'We hate love/We love hate" (Nós
odiamos o amor/Nós amamos o ódio) dão início ao disco em um de seus momentos mais violentos.
"Irresponsible Hate Anthem" é agressiva e direta tanto musicalmente quanto liricamente. Faz uma dura crítica ao americanismo e à sociedade americana, temática que é notada desde o primeiro verso;"I'm so all american I'd sell you suicide (Eu sou tão americano que te venderia suicídio), e em outros passagens como a icônica "I wasn't born with enough middle fingers" (Eu não nasci com dedos do meio suficientes). É uma faixa de abertura, que estabelece toda a atmosfera pesada e agressiva que se fará presente na maioria das demais músicas do disco.
"Irresponsible Hate Anthem" é agressiva e direta tanto musicalmente quanto liricamente. Faz uma dura crítica ao americanismo e à sociedade americana, temática que é notada desde o primeiro verso;"I'm so all american I'd sell you suicide (Eu sou tão americano que te venderia suicídio), e em outros passagens como a icônica "I wasn't born with enough middle fingers" (Eu não nasci com dedos do meio suficientes). É uma faixa de abertura, que estabelece toda a atmosfera pesada e agressiva que se fará presente na maioria das demais músicas do disco.
THE BEAUTIFUL PEOPLE
Maior hit da carreira de Manson, essa faixa
continua com a agressividade e a crítica social da primeira música, dessa vez tendo um lavo mais específico: A ditadura da beleza e dos padrões estéticos. Pode-se fazer um paralelo
interessante com outro conceito de Nietzsche: A "Moral de escravos". Nessa teoria, exposta em seu livro
"Genealogia da Moral", o filósofo defende que os ditos
"escravos" respondem com passividade à moral de ditada pelos seus
senhores, criando assim um ambiente de opressão.
Esse
conceito é aplicado em diversos versos no decorrer da música, como por exemplo em "The weak ones are there to justify the strong" (O fracos
estão aí para justificar os fortes).
Essa crítica não deixa de ser autobiográfica, visto que Manson sofria por conta do tipo de música que ouvia e por seu comportamento. Nesse caso as "pessoas bonitas" seriam a escola e os valores sociais como um todo, que o impediam de exercer sua liberdade.
Essa crítica não deixa de ser autobiográfica, visto que Manson sofria por conta do tipo de música que ouvia e por seu comportamento. Nesse caso as "pessoas bonitas" seriam a escola e os valores sociais como um todo, que o impediam de exercer sua liberdade.
Musicalmente, a música
conta com uma batida tribal, que lembra em alguns aspectos marchas fascistas, e
um riff pesado em Drop D, que dá à música o peso que ela precisa. O tema inicial se repete por toda a
extensão da faixa, com o riff numa espécie de dissonância que "incomoda" ao ser ouvida pela primeira vez.
Os vocais dos versos são praticamente falados, como em um sermão ou um discurso público, e o refrão é agressivo, com vocais rasgados que questionam e afirmam a auto imagem do eu lírico, perguntando ao ouvinte o que ele vê, se "é algo bonito ou algo livre", e ainda caracteriza aqueles que impõem os padrões estéticos como primatas, respectivamente em "Hey you, what do you see? Something Beautiful or something free?" e "If you live with apes, man it's hard to be clean".
Os vocais dos versos são praticamente falados, como em um sermão ou um discurso público, e o refrão é agressivo, com vocais rasgados que questionam e afirmam a auto imagem do eu lírico, perguntando ao ouvinte o que ele vê, se "é algo bonito ou algo livre", e ainda caracteriza aqueles que impõem os padrões estéticos como primatas, respectivamente em "Hey you, what do you see? Something Beautiful or something free?" e "If you live with apes, man it's hard to be clean".
É interessante perceber
a jogada de Manson nessa última passagem citada. Em tradução literal, ela fica "Se
você vive com primatas, é difícil ser
limpo". Sendo os primiatas seres primitivos, é natural que sejam
associados à sujeira. Com esse conceito em mente, Manson afirma que não é possível
escapar daquilo que, teoricamente, é uma regra geral de um certo grupo, ou seja, um
padrão. Usando essa analogia, Manson afirma que não é possível ser limpo em um
grupo de primatas, ou seja, todos devem seguir o mesmo padrão.
O clipe de "The Beautiful People" é tido como um dos mais assustadores de toda a carreira de Manson, ao lado de "Sweet Dreams (Are Made Of This)". Contém imagens rápidas e flashes misteriosos, intrigantes e amedrontadores. Logo no começo vemos rápidos flashes de artigos e produtos usados em cirurgias plásticas e procedimentos estéticos (próteses, cadeira de cirurgia...), representando os resultados e a opressão da ditadura estética, que levam os indivíduos a se submeterem a tais procedimentos para se encaixar socialmente. Minhocas também podem ser vistas, talvez simbolizando o estado de verme que o cantor se encontra nessa primeira parte do disco.
Ao começar a cantar, vemos Manson envolto por faixas e ataduras,
objetos também utilizados em procedimentos estéticos. Em outra imagem, vemos o
vocalista utilizando um aparelho facial usado em cirurgias, imagem que se
tornou uma das mais representativas dessa fase do cantor.
Passados 1 minuto e 4 segundos, vemos uma sombra de um indivíduo em um processo de "melhoramento", ou seja, se adequando aos padrões. Esse indivíduo, mais tarde é revelado como uma entidade alta, acima de todos os outros. Vamos focar nisso mais adiante.
Ao longo de todo o clipe, vemos imagens de pessoas marchando,
obedecendo cegamente os preceitos e valores impostos pela sociedade, ou seja, alienados.
Ao mudar a atmosfera da música, também vemos mudar a imagem Manson, agora caracterizado como um líder totalitário/religioso,
saudado e ovacionado por dezenas de pessoas. Podemos traçar uma relação entre
essa cena específica e a temática de "Antichrist Superstar", pois ela
também trata da ascensão de um ser insignificante à posição de astro mundial.
Nesse momento também vemos as ditas figuras gigantes
mencionadas anteriormente, que
simbolizam essa ascensão de um nível mais baixo para um nível mais baixo e que
, em um momento posterior, se juntam a Manson, figura gigante principal, no
processo de alienação da população.
Essas são as bases e representações que aparecem em todo o restante do vídeo, que, visto de um ângulo macroscópico, é uma visão figurativa do que a ditadura estética faz com os seres humanos.
VMA 1997
Manson volta a usar "The Beautiful People" como veículo
de crítica nessa apresentação que deu o que falar na época. (Clique aqui para assistir)
Já começa a apresentação satirizando um pronunciamento oficial
de um presidente, com a presença de uma banda que anuncia a sua chegada e uma
enorme bandeira que claramente ridiculariza a dos EUA.
"Meus caros americanos,
Nós não seremos mais oprimidos pelo
fascismo do Cristianismo. E nós não seremos mais oprimidos pelo fascismo da
beleza. Eu vejo todos vocês sentados por aí dando o melhor de vocês para não
ser feios, dando o seu melhor para não se encaixar, dando o seu melhor para
conquistar seu lugar no Paraíso. Mas deixe-me perguntar: Você deseja estar num
lugar repleto de babacas?"
Terminado o discurso, a batida começa e a música tem início.
Inicialmente, não há nada diferente, apenas Manson trajando uma longa veste
preta e rasgando os versos da música.
Porém, aos dois minutos e trinta e cinco segundos, ele retira a veste e revela que está usando um lingerie por baixo.
Porém, aos dois minutos e trinta e cinco segundos, ele retira a veste e revela que está usando um lingerie por baixo.
Dado o choque no público, o vocalista se dirige à plateia e profere os versos
"Hey you, what do
you see? Something Beautiful or something free?",
perguuntando à plateia o que ela acha daquele visula.
Mais uma crítica bem pensada, mas insanamente ousada.
Toda essa série de eventos deu à letra de "Dried Up, Tied And Dead To The World" um ar melancólico e pesado. Musicalmente, a música traz alguns elementos bem sutis do metal industrial, estilo que a banda buscava explorar cada vez mais, e é mais lenta e arrastada do que as duas anteriores.
Manson a cita como uma de suas favoritas do disco.
Mais uma crítica bem pensada, mas insanamente ousada.
DRIED UP, TIED AND DEAD TO THE WORLD
Aqui vamos para um lado mais pessoal do cantor, com confissões e
retratos do que parece ser um relacionamento abusivo e instável, não
necessariamente familiar ou amoroso, mas com o mundo em geral. A música trata
bastante do uso de drogas e várias referências ao assunto são encontradas
em versos como "I am anything whem
I'm high" (Eu sou qualquer coisa quando estou "alto").
Nesse ponto da história, o abuso de drogas já era parte da realidade da banda, que vinha em uma ascensão moderada desde o primeiro álbum "Portrait Of An American Family" e do EP "Smells Like Children", que continha o famoso cover de "Sweet Dreams (Are Made Of This)" , do grupo pop Eurythmics. Porém, a banda estava tão imersa no consumo de drogas e no espírito das turnês que um novo álbum parecia um sonho distante, pois,como Manson revela em sua biografia, os músicos não demonstravam comprometimento algum com a gravação músicas. Além disso, Manson e sua banda se envolveram em um conflito com a gravadora, o que atrasou mais ainda o lançamento do disco.
Nesse ponto da história, o abuso de drogas já era parte da realidade da banda, que vinha em uma ascensão moderada desde o primeiro álbum "Portrait Of An American Family" e do EP "Smells Like Children", que continha o famoso cover de "Sweet Dreams (Are Made Of This)" , do grupo pop Eurythmics. Porém, a banda estava tão imersa no consumo de drogas e no espírito das turnês que um novo álbum parecia um sonho distante, pois,como Manson revela em sua biografia, os músicos não demonstravam comprometimento algum com a gravação músicas. Além disso, Manson e sua banda se envolveram em um conflito com a gravadora, o que atrasou mais ainda o lançamento do disco.
Toda essa série de eventos deu à letra de "Dried Up, Tied And Dead To The World" um ar melancólico e pesado. Musicalmente, a música traz alguns elementos bem sutis do metal industrial, estilo que a banda buscava explorar cada vez mais, e é mais lenta e arrastada do que as duas anteriores.
Manson a cita como uma de suas favoritas do disco.
TOURNIQUET
Música que fecha o primeiro ciclo e primeiro single do álbum, "Tourniquet" foi baseada em um sonho de
Manson sobre construir uma mulher a partir de próteses e partes de seu próprio
corpo. A letra descreve em detalhes a composição e o processo de criação de tal
ser, como no primeiro verso em que ele afirma "She's
made of hair and bone and little teeth" (Ela é feita de cabelo e ossos
e pequenos dentes).
Muitos viram a proposta da música como uma maneira de
retratar as mulheres como objetos e não como seres humanos. Manson afirma que a
música é na verdade uma manifestação sobre a sua necessidade de amor e compaixão.
Se analisarmos os versos que se encontram mais adiante na música, veremos que há bases que sustentam essa
afirmação, pois percebe-se que Manson deseja que a sua criação viva para sempre, que
nunca estrague e que sua inocência seja preservada.
Na parte musical, "Tourniquet" mantém o arranjo suave da
faixa anterior, com ainda mais elementos melódicos e ainda menos peso. Uma variação
de atmosfera acontece aos 2 minutos e 45 segundos da música, em que as batidas
se tornam mais intensas e a guitarra mais suja. Aliás, esse é um ponto a ser
considerado: As guitarras desta música não são tão presentes como nas duas
primeiras faixas A linha de frente é feita pelo baixo, que guia a música com
precisão. Esse arranjo mais leve e suave ilustra bem o sentimento de solidão e
isolamento mencionado pelo cantor, que canta os versos de uma forma a sustentar
ainda mais esse sentimento.
Se a música é calma e leve, não se pode dizer o mesmo sobre o vídeo
feito para ela. É uma produção grotesca, bizarra e extremamente desconfortável.
Seu conceito é simples: Retrata a criação da mulher descrita na
letra, em detalhes. Ou seja, cenas de Manson retirando partes do seu corpo (Unhas,
cabelos, pelos e até parte da pele) são recorrentes.
O que realmente perturba e incomoda no vídeo são os flashes e cenas rápidas, nas quais vemos insetos sendo consumidos e a real aparência da mulher criada pelo vocalista: Um ser distorcido e caindo
aos pedaços.
Também vemos algumas cenas de Manson sozinho em um quarto
fechado, com diversos escritos na parede. Esse quarto representa o sentimento
de solidão e angústia descritos na letra, corroborando a fala de Manson de que
a letra é sobre a sua necessidade de atenção.
Porém, A parte essencial do vídeo é o final, quando vemos Manson e
sua criação vestindo roupas com asas, simbolizando explicitamente a metamorfose
a evolução do verme que é descrita ao longo ao álbum inteiro. Aqui, Manson
ganha as suas asas, ou seja, se liberta daquilo que o prendia e o oprimia.
Vamos aprofundar esse conceito mais a frente, já no segundo ciclo.
CICLO II: A INAUGURAÇÃO DO VERME
CICLO II: A INAUGURAÇÃO DO VERME
A partir daqui já vemos a narrativa do verme mais explícita. O
verme, no contexto do álbum, é uma metáfora para Manson quando criança, ou seja, Brian Warner; um
ser indefeso e insignificante que aos poucos vai ganhando suas asas, ou seja,
vai crescendo e se desenvolvendo gradativamente. Ao ganhar suas asas, o verme
(Brian) se livra de tudo aquilo que o prendia, de seus traumas e de sua criação
religiosa para se tornar o grande anticristo Superstar (Marilyn Manson).
Aí se encontra o conceito do Super Homem de Nietzsche, um ser
superior e livre de qualquer conceito de moral e religião, que exerce
totalmente a sua vontade de potência (Em suma, um ser livre).
É a parte do álbum com mais músicas e com mais metáforas e
analogias, além de, é claro, referências à vida do jovem Brian e à sua visão de
mundo; tudo isso dentro da narrativa da ascensão do verme.
LITTLE HORN
Trazendo a violência e a agressividade das primeiras faixas de
volta, essa também é uma composição baseada num pesadelo que Manson teve, dessa vez sobre
um futuro apocalíptico em que mulheres têm suas mandíbulas presas e são
forçadas a dançar em clubes noturnos para entreter uma seleta elite de pessoas.
"Little Horn" também é um personagem bíblico, que aparece no livro de Daniel. Esse personagem também apareceu em um sonho e era um homem que pregava contra Deus. A referência é bem clara: O anticristo está nascendo.
"Little Horn" também é um personagem bíblico, que aparece no livro de Daniel. Esse personagem também apareceu em um sonho e era um homem que pregava contra Deus. A referência é bem clara: O anticristo está nascendo.
A letra da música está toda centrada nesses dois episódios (O sonho
e a Bíblia), trazendo descrições e previsões de sofrimento para toda a
humanidade, assim como acontece na passagem bíblica (vide versos como "Out of the bottomless pit comes the
little horn/ Little Horn is born" (De fora da cova sem fundo, vem o
pequeno chifre/ O pequeno chifre nasceu) ), e mais do que isso, afirma que a
humanidade sucumbirá e sofrerá aos pés de seu novo líder, vide linhas como "Everyone will suffer now" e "The world spreads its legs for another
star / The world shows its face for another scar" (O mundo abre suas
pernas para outra estrela / O mundo mostra a sua face para outra cicatriz).
Essa letra, aliada ao caos que toma conta da parte instrumental da música trazem
uma mensagem bem clara acerca dos eventos que estão por vir (Descitos nas
outras faixas do disco): Preparem-se, pois ele está vindo.
CRYPTORCHID
Uma faixa pequena e curiosa. Aqui começamos e ter um contato
efetivo com a natureza e o estado do verme, ainda pequeno e desprezível. É
dividida em duas seções musicais distintas:
1) Tensa e misteriosa, descreve a opressão imposta pela sociedade
sobre todos, como visto nos versos "But
when they got to you / it's the first thing that they do" (Mas quando
eles chegam a você / É a primeira coisa que eles fazem), que decrevem a perda
da liberdade no momento em que os valores são impostos sobre os indivíduos.
Uma passagem interessante está no terceiro e quarto versos da
música: "When a boy is still a worm
it's hard to learn the number seven" (Quando um garoto é apenas um
verme, é difícil aprender o número sete). Nessa construção, o número 7
representa o Paraíso e o céu, já que o número 6 representa o mal e o inferno.
Com isso, Manson diz que a opressão social não possibilita aos cidadãos fazer
aquilo com que se sentem confortáveis, pois muitas vezes esse comportamento não
está de acordo com as normas sociais, já criticadas em "The Beautiful
People". Isso de fato acontecia com o pequeno Brian.
2) Começa com um som de coração. É uma parte mais calma e otimista, com um arranjo
de teclado suave e macio aos ouvidos, representando o começo da metamorfose do
verme em um ser superior, vsita no verso "The
angel has spread its wings" (O anjo abriu as suas asas). Assim como na faixa anterior, há
previsões e considerações sobre os efeitos futuros do crescimento do verme,
vide passagens como "The moon has now
eclipsed the sun" (A lua agora encobriu o sol) e "The time has come
for bitter things" (A hora chegou para coisas mais amargas. Esse verso
faz um trocadilho bem pensado com a palavra "Better", trocando-a por
"Bitter").
Também perturbador, mas agora com um ar de um vídeo antigo, com
cenas grotescas que parecem ter saído dos cantos mais obscuros da Deep Web. O
vídeo é uma parceira de Manson com o diretor Merhige, que dirigiu o clipe e
cedeu algumas cenas de seu filmes de terror experimental "Begotten"
para o clipe da música, que conta com uma pequena participação de Manson.
Não é um clipe com um contexto ou uma narrativa definida. Trata-se
mais de uma experiência visual e sensorial a ser sentida pelo espectador.
DEFORMOGRAPHY
Uma das mais incomodantes do disco, essa é uma música repleta de
caos e desordem, principalmente na parte instrumental. Começa lenta, mantendo
um ritmo que lembra em alguns pontos o da faixa anterior, mas vai crescendo e
adicionando cada vez mais camadas de guitarras até chegar em seu ápice, numa
espécie de refrão em "You're such a
dirty dirty superstar" (Você é um superstar sujo). Também são
percebidos elementos mais evidentes do metal industrial nessa composição, como, por
exemplo, as guitarras rítmicas pesadas e os sons eletrônicos ao fundo, além das
diversas camadas de vocais distorcidos.
Liricamente, a letra leva o verme um nível adiante em sua evolução,
agora já um ser autossuficiente e tomando a atitude e a aparência de seu estágio
final de desenvolvimento. Manson também se dirige à uma pessoa específica em
versos como "I'm the one you want
and the one you want is so unreal" (Eu sou aquele que você quer e esse
que você quer é tão irreal). Essa pessoa pode tanto ser o ouvinte como também
pode ser o jovem Brian Warner, com grandes ambições de se tornar um astro. Ao
dizer que "o que você quer é tão irreal", ele pode estar afirmando
que a visão que Brian tinha do estrelato era falsa, que a verdade é suja, como
também mostra o verso "You're such a
dirty dirty superstar" (Você é um superstar sujo).
WORMBOY
A evolução e o metal industrial continuam em "Wormboy",
que mantém a mesma base da anterior, tanto musicalmente quanto liricamente.
Agora o verme está crescido, é um ser em estágio final de evolução, rememorando
os eventos de quando ainda era um verme pequeno e insignificante (Ou seja, quando
ainda era Brian Warner e não Marilyn Manson). Versos que apontam essa visão são
"Then I got my wings and I never
even knew it" (Então eu ganhei minhas asas e nem sabia disso), "When I was a worm, thought I wouldn't
get through it" (Quando eu era um verme, pensava que não conseguiria
passar por isso). Reparem que o uso do passado em "When I was a worm" indica que essa é uma fase passada,
ou seja, a transformação está se completando. O Anticristo está surgindo.
MISTER SUPERSTAR
Está feita a transformação. O verme está morto, o anticristo
superstar vive agora. É um ser superior, desejado e ovacionado por todos. A
música que inaugura essa nova fase do verme é inicialmente cantada do ponto de
vista dos amantes e seguidores do anticristo, afirmando que fariam tudo por
ele, que o amam e que até se matariam por ele (I'll do anything for you / I just want to love you / I'll kill myself
for you).
Porém, internamente, o Anticristo superstar está conflituoso, não
sabe ao certo o que sentir. Está desiludido com o seu atual estado, perceba as
desvantagens do estrelato e quer se desligar, como descrito em "I wish I could just turn you off / I
never wanted this" (Eu queria poder desligá-lo / Eu nunca quis isso).
Mas, de qualquer forma, uma nova força está surgindo, como sugere o
final caótico da música, que é mais falado do que precisamente cantada e mantém
o mesmo arranjo durante praticamente a extensão inteira, exceto pela mudança de
atmosfera no primeiro refrão, que lembra em alguns aspectos do metal melódico
que seriam mais aproveitados na terceira parte do Triptych, que abordaremos em
outra postagem.
ANGEL WITH THE SCABBED WINGS
O último estágio da consolidação do status do Anticristo é caótico
e conflituoso. Musicalmente, é um dos momentos mais inspirados do disco, com um
riff bem bolado e mudanças rítmicas bem colocadas. A atmosfera é tensa na
música inteira, com vocais gritados e rasgados que dão a ela a agressividade
necessária.
A letra trata de maneira mais profunda a dualidade da vida de um
rockstar, abordando o conflito entre a essência e a aparência de um astro. Essa dualidade é trazida em versos que são colocados juntos, mas que
possuem ideias totalmente opostas, como acontece em "He is the maker” (Ele é o criador) e "He is the taker" (Ele é o tomador), e também em "He is the savoiur" (Ele é o
salvador) e "He is the raper" (Ele é o estuprador). O próprio título
da canção já mostra esse conflito e essa antítese que há entre o que as pessoas
acham que ele é e o que ele realmente é, pois, se traduzido literalmente, o
título fica "Anjo com as asas cicatrizadas", ou seja, não é um anjo
verdadeiro, apenas aparenta ser.
Apesar disso, continua a ser seguido, amado e endeusado por seus
seguidores, como evidenciado em "Get
back you're never gonna leave him" (Para trás, você nunca irá
deixá-lo) e "Get back, you're always gonna please him" (Volte / você
sempre irá agradá-lo). Ainda encontramos, na versão demo da música, uma linha
que diz "Greater than God" (Maior do que Deus). Agora sim, o
Anticristo Superstar reina absoluto, novos tempos chegaram.
(É uma das músicas mais conhecidas de Manson, sendo parte
integrante de seu setlist até os dias de hoje)
KINDERFELD
É a única música do
álbum que referencia explicitamente um evento real. É também uma das mais
complexas, pois possui diversos personagens e pessoas que aparecem e narram os acontecimentos de seus próprios pontos de vista.
O acontecimento contido
na letra da música é o fatídico momento em que Manson e seu primo, Chad, viram o seu avô, Jack Warner, em um ato grotesco de satisfação sexual, no
porão da casa onde morava. Para acobertar os sons, Jack usava seu trem
mecânico, que ficava ligado por todo o tempo enquanto o ato era realizado.
A letra traz
referências evidentes sobre o evento, como em "When he turns the trains on he unties all the strings / When he
turns the trains on, he makes it go away" (Quando ele liga os trens,
ele desata todas as cordas / Quando ele liga os trens, ele faz com que isso vá
embora). O que torna essa letra tão complexa, como mencionado antes, é o fato
de que há pelo menos quatro pontos de vista sendo narrados em primeira pessoa.
São eles:
1) Brian Warner: Narra
aquilo que viu no dia, em versos como o transcrito no parágrafo anterior.
2) O Verme: O fase inicial
do desenvolvimento do Anticristo também faz uma breve aparição na narrativa, nos
versos "Tell me something beautiful
/ Tell me something free / Tell me something beautiful / and I wish that I
could be" (Me diga algo bonito / Me diga algo livre / Me diga algo
bonito / E que eu desejaria ser).
3) Marilyn Manson (Fase
atual): Narra a dificuldade e o trauma de se viver com essa experiência quando
criança. Aparece duas vezes, proferindo os mesmos versos, "Then I got my wings and I never even knew it
/ When I was a worm, thought I couldn't get through it" ( Então eu
ganhei as minhas asas e eu nem sabia / Quando eu era um verme, pensava que não
conseguiria passar por isso), em ambas as aparições. Mais uma vez o
estado de verme é descrito no passado (Quando eu era um verme), confirmando que a transformação está completa.
4) Jack Warner: Aparece
duas vezes. No primeiro momento, suas falas não são cantadas na música, sua
"voz" é distorcida em um som mecânico, que lembra robôs de filmes de
ficção científica. Seus versos são apenas transcritos na letra, e dizem "Come, come / The toys all smell like
children / and the scab knees will obey / I'll have to kneel on bromsticks /
Just to make it go away" (Venha, venha / O brinquedos têm cheiro de
crianças / e os joelhoes feridos vão obedecer / Vou ter me ajoelhar em vassouras
/ Só para fazer isso ir embora). A parte de "ajoelhar em vassouras"
se refere às punições severas sofridas por Brian e Chad.
A segunda aparição de
Jack não representa uma fala do personagem, mas seus pensamentos, " The taste of metal / Desintegrator /
Three holes upon the leather belt / it's cut and swollen / and the age is
showing" ( O gosto de metal / Desintegrador / Três buracos no cinto de
couro / está cortado e inchado / e a idade está aparecendo).
Além disso, no fim da
música, vemos a aparição de um novo personagem, o Desintegrador, que pode ser
um outro termo relacionado ao Anticristo. Já no fim da música, ele profere
"This is what you should fear / You are what you shoul fear" (Isso é
o que você deve temer / Você é o que você deve temer), anunciando o ápice da
evolução do Desintegrador.
Fim do Segundo Ciclo.
CICLO
III: A ASCENSÃO DO DESINTEGRADOR
Nesse que é o último
ciclo do álbum, vemos a ascensão e a queda do Anticristo. Inicialmente ele é um
ser adorado por todos, como já mostrada no fim do segundo ciclo. Porém, perto
do fim do disco, ele sofre crises e desilusões acerca da imagem e da personalidade
que adquiriu ao longo de sua jornada ao topo, até cair definitivamente.
ANTICHRIST
SUPERSTAR
O ápice da metamorfose,
a evolução se concluiu. O verme foi totalmente deixado para trás. A música que
dá nome ao disco começa com o som do povo saudando e ovacionando o anticristo,
respondendo com animação às batidas iniciais. Depois disso, as batidas dão
lugar a um riff simples, porém
cativante, que lembra em alguns aspectos as obras antigas do Black Sabbath. Os
vocais são praticamente falados e distorcidos, e no refrão são multiplicados a
ponto de ficarem totalmente incompreensíveis, lembrando até aspectos do Black
Metal.
A letra não traz nada de tão surpreendente, conta
como o Anticristo foi construído e como foi levado ao lugar em que está, até
repetindo uma passagem que já tinha sido usada em "Cryptorchid" ("The
angel has spread its wings" /"The moon has now eclipsed the sun"
/"The time has come for bitter things").
O clipe traz novamente o conceito do líder fascista, que move multidões com
seu poder. Logo no início vemos imagens de revoluções e exércitos, todos
saudando uma imagem que, mais tarde, se revalaria como Manson.
O vídeo é mais uma parceira do cantor com Merhige, o mesmo que dirigiu "Cryptorchid", o que explica a sua atmosfera confusa e desorganizada. Não possui uma linearidade ou uma narrativa a ser seguida, apenas mostra imagens de militares, guerras e do filme "Begotten" entrecortadas pela imagem de Manson num trono. Há momentos em que vemos o vocalista em seu palanque, que é usado até hoje nas apresentações a vivo dessa música, discursando ferozmente e rasgando uma Bíblia.
O vídeo é mais uma parceira do cantor com Merhige, o mesmo que dirigiu "Cryptorchid", o que explica a sua atmosfera confusa e desorganizada. Não possui uma linearidade ou uma narrativa a ser seguida, apenas mostra imagens de militares, guerras e do filme "Begotten" entrecortadas pela imagem de Manson num trono. Há momentos em que vemos o vocalista em seu palanque, que é usado até hoje nas apresentações a vivo dessa música, discursando ferozmente e rasgando uma Bíblia.
Por falar nisso, são as apresentações ao vivo de "Antichrist Superstar"
que merecem uma análise, pois simulam em todos os aspectos um discurso público
de um líder/ditador totalitário (Ou talvez de um líder religioso?). Bandeiras
com o símbolo do Anticristo Superstar são hasteadas na parte de trás do palco e
Manson se encontra vestido de terno e em um palanque de discursos, de onde
manda beijos e saudações para a população e de onde, mais tarde, ele rasga um
Bíblia, assim como no clipe.
1996
Uma declaração de ódio e uma síntese da
proposta artística e conceitual desse disco, o Anticristo grita e profere seus
pensamentos e críticas, declarando ser contra tudo e contra todos; ele é"Anti choice", "Anti
sober", "Anti girl", "Anti People" e até
"Antichrist Superstar", ou seja, ele é aquele que traz o caos e a
discórdia para esse mundo. Assim, vemos que a profecia de "Little
Horn" se concretizou, um monstro emergiu das profundezas (As profundezas,
nesse caso, seriam representadas pelo pequeno verme que um dia o Anticristo
fora). É uma música agressiva, traz alguns elementos do punk e mistura com o
Metal Industrial, lembrando algumas características de "Irresponsible Hate
Anthem".
1996 também é o ano de lançamento do álbum,
então essa música também pode ser encarada como uma manifestação do próprio
Marilyn Manson acerca da sua realidade e da sua proposta como artista.
MINUTE
OF DECAY
Começa a crise e o processo de queda do
Anticristo. Neste momento ele se sente vazio, sente que sua hora de decair chegou.
Sente que tudo lhe falta, como demonstrado em "A lack of pain" / "A lack of hope" (Falta de
dor/ Falta de esperança). Ele se sente morto, e considera desistir de tudo
aquilo que ele criou ("I'd love to
just give in"). A música é
melancólica e arrastada, com um andamento mais lento e um vocal sofrido e triste.
Há, contudo, algumas partes pesadas e agressivas na música, o que cria uma
construção e uma atmosfera interessantes.
O prórpio Manson também se sentia assim. Em sua
biografia, ele afirma que a produção desse disco foi um caos, e que ele se
sentia sozinho e desolado em dado momento da composição. Desiludido pela ilusão
da vida de rockstar, ele decaiu,
assim como o personagem do disco, chegando a chorar ao gravar os vocais dessa
canção. É um dos momentos mais inspirados e interessantes, mostrando
musicalmente e liricamente a queda do Desintegrador, em versos como " I'm
on my way down" (Estou decaindo) e "I
feel the minute of decay" (Eu sinto o minuto de decair).
THE
REFLECTING GOD
Manson e Anton LaVey |
Mais uma pausa para a filosofia e a visão
de mundo de Manson. Dessa vez, mergulhamos no seu individualismo, sobre como
ele defende a filosofia de "Você é seu próprio Deus". Esse é um dos
preceitos básicos do Satanismo de Anton LaVey, filosofia de vida que Manson seguia na
época. O vocalista chegou a ter encontros pessoais com o próprio LaVey, que ele narra em
detalhes em seu livro, descrevendo a casa e as falas do fundador da igreja de
Satã. Manson diz que foram conversas inspiradoras e que abriram seus olhos. eLE até chegou a ser promovido como ministro da igreja pelo próprio LaVey.
A filosofia do individualismo LaVeyano
estão presentes em toda a construção da música, principalmente no pré-refrão
que diz "I went to God just to see /
And I was looking at me" (Eu fui a Deus só para ver / E eu estava
olhando para mim) e no verso que diz "When
I'm God everybody dies" (Quando eu sou Deus, todos morrem).
Há uma variação interessante nos 4 minutos
e 15 segundos da música, passagem em que a música deixa a agressividade de lado
e faz uma pequena pausa acústica (Aparentemente gravada ao vivo) em que são
cantando o pré-refrão e o refrão.
Também é uma das mais bem conceituadas do
disco, sendo executado eventualmente por Manson em seus shows atuais.
MAN
THAT YOU FEAR
Talvez um dos momentos mais emotivos de
Manson em toda a sua carreira, aqui se dá o final definitivo do Anticristo,
quando ele percebe que ele se tornou tudo àquilo que ele mais desprezava. Em
uma passagem do seu livro, Manson chega a se comparar com seu avô, que ele
desprezava devido aos eventos narrados em "Kinderfeld".
Há uma ironia interessante nesse
acontecimento. Há uma frase de Nietzsche que diz "Aquele que luta com
monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro".
Manson lutou a sua vida inteira lutando contra seus traumas e contra aquilo que
achava errado, para no final se tornar a personificação daquilo que lhe amedrontava,
como exemplificado em "The boy that
you love is the man that you fear" (O garoto que você ama é o homem
que você odeia).
Musicalmente, a música
começa lenta, com um piano que toca um arranjo suave que lembra aqueles usados
em antigos clubes de jazz. A música
vai crescendo gradativamente, sons e instrumentos vão sendo adicionados até a
música chegar ao meio, quando vozes sobrepostas proferem versos individuais,
até que a suavidade volta. Mais para frente, o vocal se torna mais agressivo e
alguns elementos industriais eletrônicos são percebidos. No final, o caos
volta, com uma série de sons sobrepostos que formam uma desordem sonora imensa,
até que ouvimos vozes dizendo "When
your wishes are granted / Many of your dreams will be destroyed"
(Quando seu desejos são atendidos / Muitos de seus sonhos serão destruídos).
É o fim do Anticristo, ele
se foi.
O vídeo dessa música é diferente de todos os que foram apresentados
para as outras músicas. Não é uma crítica perturbadora de "The Beautiful
People", não é grotesco e agonizante como "Tourniquet" e nem é um
pesadelo caótico e desordenado de Merhige. Muito pelo contrário, é bem
produzido e visualmente limpo.
A história é baseada na história "The Lottery", de Shirley
Jackson, que traz a narrativa de um vilarejo em que, anualmente, uma pessoa é
escolhida aleatoriamente para ser apedrejada. No vídeo, Manson é a pessoa
escolhida.
O clipe começa com o processo de escolha: Uma menina cobre a cabeça
com um saco e gira até parar em uma acomodação aleatória. Na casa escolhida,
vivem Manson, uma mulher (talvez sua esposa) e uma pequena menina (Talvez sua
filha). Ao ver que sua casa foi escolhida, a menina entra e acorda pai, que
está dormindo. Neste momento, vemos algo que não vimos nos outros vídeos:
Manson com o rosto praticamente limpo, quase sem maquiagem.
Já saindo do trailer em que vive, o vemos com seu traje
completo, começando assim a sua caminhada até o destino fatal.
Durante a caminhada, Manson cai no chão uma vez, fazendo referência
ao episódio da crucificação de Jesus.
Chegando ao local da execução, todos dão uma última olhada para o
condenado e pegam suas pedras. Antes do final, vemos Manson se despindo e abrindo os braçoes, como se aceitando a sua
situação.
FAIXA 99
"Espera um pouco. O álbum não acabou? Não vejo nenhuma outra
música listada na lista da parte de trás do disco.".
Esse deve ter sido o
pensamento dos compradores e ouvintes da edição original em CD de
"Antichrist Superstar". Após a última música, "Man That You Fear", faixas silenciosas são repetidas, e
passam despercebidos ao ouvinte. Ao chegar à faixa de número 99, ouvimos um
ruído em uma voz igual ao da primeira faixa, "Irresponsible Hate Anthem".
A voz profere a seguinte fala
(traduzida para o português):
"Vá em frente e construa um Messias melhor, nós conseguimos
cavar outra cova. Esse é o seu chamado. Se você está ouvindo isso, não há nada
que eu possa fazer. Alguma coisa cresceu em meu peito, e eu a vi. É dura e
fria. Eu tentei salvá-lo, mas eu não posso. Mas isso é o que você merece; isso
é o que nós merecemos. É algo que nós trouxemos para cima de nós. Nós não somos
vítimas, você não é uma vítima. Deus se submeterá a mim. Deus se arrastará em
meus pés. Esse são os anos de morte. E quando você estiver sofrendo, saiba que
eu te enganei"
Note que a última frase da faixa 99 é a primeira frase da primeira
faixa, e a voz e os ruídos são os mesmos, ou seja, o álbum forma um loop perfeito. Ele começa na faixa
secreta 99, a voz que profere o discurso é o Anticristo do futuro, aquele que
trará o ódio e desgraça para a humanidade.
ASSIM, O CICLO DO VERME SE REINICIA.
Esse loop pode ser
entendido como uma metáfora para a ambição humana, e como os indivíduos sempre
estão em um ciclo vicioso de egocentrismo e rebeldia.
DEAD TO THE WORLD TOUR
Seja qual fosse o tamanho da insatisfação de Manson com o processo
de produção do disco, parece que não durou muito. O álbum foi um sucesso e
"The Beautiful People" estourou.
Para a promoção do disco, Manson saiu em uma grande turnê mundial (Que teve um show reliazado no Rio de Janeiro) , que
ficou famosa não porque a banda lotava os estádios por onde passava, mas devido
pela agressividade das performances.
Manson se cortava e cantava sangrando, além de fazer gestos obscenos com a
bandeira dos EUA.
Tudo isso e as imagens do ambiente caótico que era o backstage estão documentadas na gravação
que leva o mesmo nome da turnê. Não há DVDs dessa gravação, apenas fitas VHS,
mas uma reedição vem sendo comentada nos últimos anos.
Apenas nessa primeira parte da sua sequência de três discos, já percebemos
a complexidade da obra de Manson, que consegue abordar temas da natureza humana
e da hipocrisia social de uma forma natural e espontânea, colocando ainda uma
grande metáfora sobre a ascensão e a queda do ser humana em seu processo de
ambição e egoísmo. Uma obra atemporal e que merece todo o reconhecimento possível.
NOTA: 9,7
Imagens retiradas de:
http://esunatrampa.com/2016/10/08/antichrist-svperstar-%E2%80%A2-vigesimo-aniversario/
Vídeos disponíveis no canal "MarilynMansonVEVO"
Imagens retiradas de:
http://esunatrampa.com/2016/10/08/antichrist-svperstar-%E2%80%A2-vigesimo-aniversario/
Vídeos disponíveis no canal "MarilynMansonVEVO"
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